Tais como o comando "Box", utilizado para criar o cubo, o "XLine" para a criação de rectas a passar no ponto de origem para posterior criação de uma malha, através do auxílio de outro comando, o "Offset". Outro comando utilizado foi o "Sphere", para a criação das pequenas esferas que inserimos na malha criada no cubo, para colocação das "pintas" do dado.
Vimos também outra maneira de modificar a posição do observador, através do comando "VP" ("Viewpoint Presets"), colocando os valores abaixo indicados:
Recomeçámos então do ponto em que ficámos na última aula, o dado já construído e com a primeira "pinta".
Temos então o dado com a primeira pinta, e com recurso á malha criada anteriormente criaremos as outras pintas.
Começando pela face das "6 pintas", com auxílio do comando "Move" passaremos a malha criada do plano horizontal, para o plano da face oposta.
Então:
M (Move)
Enter
F (fence)
Seleccionamos um ponto acima das rectas e outro em baixo de modo a que se consigam seleccionar todas as rectas.
Enter
Seleccionar um vértice, para a translação da malha
Seleccionar o outro vértice oposto verticalmente para a colocação da malha na face superior.
Temos então a malha na face superior do nosso cubo, e de seguida começamos a criar novas esferas para esta face.
Ou com o comando "Sphere", selecionando 6 intersecções para a criação das "6 pintas" na face superior do cubo ou então com o comando "Copy", copiamos a esfera anteriormente criada e arrastamos até às localizações previstas para as esferas, sendo que temos de seleccionar o centro da primeira esfera para o programa assumir que é a partir do centro que se quer copiar a esfera e não de outro ponto qualquer da superfície esférica. Sendo que:
Repetindo o processo ficaremos com a nossa face superior concluída.
De seguida, iremos representar as outras faces do cubo, e para isso, necessitamos de deslocar a malha não paralela ao plano horizontal como ela estava até agora mas sim, precisamos da malha paralela ao eixo YZ, e para isso utilizaremos o comando "Align".
Então:
Align
Enter
E seleccionamos os pontos segundo a ordem da seguinte imagem:
Enter
Ficando com a malha assim:
Prosseguimos então com a construção do dado, e inserimos nesta face, as 4 esferas:
Devido à simetria patente no cubo, não necessitamos mais da malha, utilizando por isso o comando "Erase", para apagar a malha.
Copiamos então as esferas para o mesmo sítio, ficando com 2 esferas sobrepostas, em cima das 4 criadas anteriormente.
Pois iremos utilizar o comando "Rotate" (outro comando de translação de itens, que funciona com indicações de ângulos), neste caso iremos criar a face com as 5 esferas.
Ficando assim com o dado:
Seguidamente repetimos o processo, tanto com recurso ao comando "Align" como ao comando "Rotate". Até ficarmos com as 21 esferas, colocadas ao longo das faces do cubo.
Após "pré-acabado", o cubo, iremos então subtrair as esferas, de modo a que fiquem pequenas concavidades, que darão lugar ás pintas do dado.
Para isso, introduzimos:
Union
All
Seleccionamos uma esfera, fazendo com que o programa assuma que todos os modelos tridimensionais criados naquele ModelSpace, são como que uma unidade.
Enter
R (Remove)
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
Seguidamente utilizamos o comando "Subtract" para como o comando indica, subtrairmos as nossas esferas do cubo, e ficarmos com concavidades onde outrora estiveram esferas.
Sendo que:
Subtract
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
Seleccionamos uma esfera
Enter
*Seleccionamos primeiro o cubo, pois o programa pede-nos que seleccionemos o objecto do qual queremos subtrair, e depois é que nos pede o que queremos subtrair desse objecto, daí a ordem de selecção não ser aleatória.
E ficamos com um cubo com este aspecto.
Shademode
Enter
Shaded
Enter
Para isso, o primeiro passo é a criação de 5 novas Layers ( funcionam, como que camadas de traçado, que nos permitem uma maior liberdade de visualização do desenho, ou seja, permitem-nos ver o que queremos quando queremos e se não quisermos ver determinado pormenor numa planta, por exemplo basta mudá-lo para uma layer diferente e "apagar" a sua visualização, ficando assim à mesma com o pormenor mas de certa maneira "escondido").
Chamando o comando "LA" ou "Layer", aparece-nos uma janela, com as layers existentes (normalmente, com uma predefinida pelo programa- "0"):
O símbolo, que está destacado servirá para a criação das novas Layers, as quais nós nomearemos e escolheremos as respectivas cores, segundo a imagem seguinte:
Uma vez seleccionada a primeira Layer, prosseguimos então para as plantas, introduzimos:
Section
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
XY
Enter
0,0,2.5 (para a planta 2.5; nas outras introduzimos o valor que consta na própria layer - Planta 5 = 0,0,5; Planta 7.5 = 0,0,7.5)
Enter
Temos então as 3 plantas criadas, prosseguimos então para a criação dos cortes.
A lógica é igual, pois também iremos seccionar o cubo, só que neste caso os planos que o irão seccionar serão paralelos aos eixos YZ e ZX.
O corte T (Transversal), irá estar paralelo ao eixo ZX, por isso:
Section
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
ZX
Enter
O corte L (Longitudinal), irá estar paralelo ao eixo YZ:
Section
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
YZ
Enter
Começámos também a utilizar o Layout ou o PaperSpace, para a visualização das diversas plantas, sem observarmos as outras.
Criamos mais Viewports (Janelas de visualização do ModelSpace), ou com o comando "Mview" ou com o comando "Copy".
Com as janelas criadas, vamos então visualizar cada planta na sua Viewport, e para isso vamos utilizar a coluna que está destacada na imagem abaixo, sendo que iremos congelar nessa Viewport que estamos a utilizar as layers que não nos interessam, não impedindo pelo contrário que nas outras Viewports as layers que congelámos apareçam também congeladas nessa visualização.
Congelando em cada janelas todas as layers criadas que não sejam a da planta correspondente.
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