Pé 1' = 0,305 m
Polegada 1'' = 0,025 m
Utilizando como exemplo 5' 0'':
5 x 0,305 = 1,525
0 x 0,025 = 0
Logo 5'0'' = 1,525 m
Após esta breve explicação prosseguimos então com a aula, para a conclusão deste exercício dos polígonos, recordando onde ficámos na última aula ( Construção do rectângulo de √2):
**Desactivamos o comando Dynamic Input (F12).
Seguimos então com a construção do rectângulo de proporção Áurea:
Criamos então a Layer "Rectângulo aureo", com a cor " Color 6":
Criamos também um círculo auxiliar com a mesma Layer de trabalho:
C (Circle)
Enter
R (Radius)
Enter
Seleccionamos a diagonal do cubo
Enter
Para o Rectângulo Áureo:
Pline
Enter
Endpoint
Enter
Qua
Enter
Seleccionamos o ponto indicado no círculo
Enter
Per
Enter
Seleccionamos o lado do quadrado a que queremos que a linha do rectângulo seja perpendicular
Enter
Endpoint
Enter
C (Close)
De seguida, apagamos os círculos auxiliares, e ficamos apenas com o conjunto de polígonos que criámos; passamos então para o preenchimento dos mesmos:
Começando pela circunferência, seleccionamos primeiramente a Layer da mesma - "Círculo":
Começando pela circunferência, seleccionamos primeiramente a Layer da mesma - "Círculo":
Para o preenchimento utilizamos o comando "Region", que irá transformar os nossos polígonos, em entidades bidimensionais:
REG
Enter
Seleccionar o círculo
Enter
De seguida chamamos o comando "Shademode":
Shademode
Enter
S (Shaded)
Enter
Posto isto para um pequeno exercício de revisão, iremos então copiar o círculo, para um sítio mais acima:
E depois vamos subtrair a 1º da 2º, ficando com um pequeno recorte na circunferência:
Subtract
Enter
Seleccionamos a circunferência do conjunto dos polígonos
Enter
Seleccionamos a cópia da circunferência
Enter
Iremos então utilizar o comando "Undo", para recuar para os polígonos criados:
U
Enter
(...) Até chegar ao que queríamos
Mudamos então a vista para 2DWideframe.
Ainda com a Layer de trabalho "círculo" seleccionada, vamos movê-la para o centro do quadrado:
Move
Enter
Seleccionamos o círculo
Enter
Seleccionamos o centro do mesmo
Enter
0.5,0.5*
Enter
*As coordenadas introduzidas, servem para que o círculo fique completamente centrado no interior do seu quadrado.
Iremos então fazer o mesmo com os restantes polígonos:
Seleccionamos a Layer do pentágono como Layer de trabalho:
Reg (Region)
Enter
Seleccionar o Pentágono
Enter
Introduzimos o comando "Shademode", para o preenchermos como fizemos anteriormente com o círculo.
Shademode
Enter
S (Shaded)
Enter
Com o mesmo comando "Shademode" voltamos a visualizar as entidades em 2DWideframe.
Vamos então mover o pentágono, para isso iremos criar um círculo auxiliar:
C (Circle)
Enter
3P
Enter
Seleccionamos 3 vértices do pentágono
Enter
Para movermos o pentágono:
Move
Enter
Seleccionamos o pentágono
Enter
Seleccionamos o centro do círculo auxiliar que corresponderá ao centro do pentágono
Enter
Seleccionamos o centro do círculo verde
Enter
Passamos então para o Rectângulo Áureo;
Seleccionamos a Layer do mesmo e introduzimos na linha de comandos:
REG
Enter
Seleccionamos o rectângulo áureo
Enter
Para movermos o rectângulo iremos necessitar de desenhar uma linha, a diagonal do rectângulo, com o auxílio do comando "Line", e o resultado será:
Vamos então mover o rectângulo:
Move
Enter
Seleccionamos o rectângulo
Enter
Mid (Midpoint)
Enter
Seleccionamos o centro do círculo
Enter
Transformamos o rectângulo r2, numa entidade bidimensional, como fizemos anteriormente.
Primeiramente, seleccionamos a Layer "rectângulo r2 como Layer de trabalho depois:
REG
Enter
Seleccionamos o rectângulo
Enter
Ficámos então com a diagonal auxiliar do rectângulo áureo, a qual iremos utilizar para mover o rectângulo r2, para isso seleccionamos a linha, seguidamente arrastamos o endpoint que está "solto" e colocamos no vértice do rectângulo r2:
De seguida, movemos o rectângulo, para o centro do círculo:
Move
Enter
Seleccionamos o rectângulo
Enter
Mid
Enter
Seleccionamos o ponto médio da diagonal
Seleccionamos o centro do círculo
Ficamos agora com a linha auxiliar que com o comando "Erase" vamos apagar.
Ficando assim com a disposição das entidades desenhadas.
Para a colocação do triângulo no centro do círculo, e respectiva transformação numa entidade bidimensional, vamos desenhar um círculo auxiliar, utilizando os 3 Midpoints dos lados do triângulo.
Para isso seleccionamos como Layer de trabalho a Layer "triângulo":
C (Circle)
Enter
3P
Enter
MID (Midpoint)
Enter
Seleccionamos os 3 midpoints dos 3 lados do triângulo
Enter
Congelamos todas as Layers deixando apenas a do círculo e a do triângulo
Com a Layer do triângulo, seleccionada como Layer de trabalho, vamos transformar então o triângulo numa entidade bidimensional.
REG
Enter
Seleccionamos os 3 lados do triângulo
Enter
Para visualizarmos com mais clareza as entidades criadas vamos introduzir:
Shademode
Enter
Shaded
Enter
Voltamos atrás com o comando "Undo".
E vamos mover o triângulo, com ajuda do círculo auxiliar anteriormente criado.
MO (Move)
Enter
Seleccionamos o centro do círculo amarelo, que corresponde ao centro do triângulo
Enter
Seleccionamos o centro do círculo verde
Apagamos o círculo auxiliar e descongelamos as Layers;
E gravamos o ficheiro com o nome "Polígonos".
Demos ainda início a outro exercício que consiste na criação de um quadrado, inicialmente no programa NotePad++.
Abrimos um ficheiro no NotePad++, onde vamos introduzir:
- Line
- 0,0
- 1,0
- 1,1
- 0,1
- C
- Zoom
- E
E fazemos então uma cópia destes comandos introduzidos para a barra de comandos do AutoCAD:
E temos assim o nosso quadrado.
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