quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aula 8_ 11/10/2013

Iniciámos a aula com uma pequena explicação acerca de medidas de comprimento, mais especificamente a alteração do sistema de polegadas para o sistema métrico, sendo que prosseguiu com a demonstração de vários exemplos:

Pé 1' = 0,305 m
Polegada 1'' = 0,025 m

Utilizando como exemplo 5' 0'':

5 x 0,305 = 1,525
0 x 0,025 = 0

Logo 5'0'' = 1,525 m 

Após esta breve explicação prosseguimos então com a aula, para a conclusão deste exercício dos polígonos, recordando onde ficámos na última aula ( Construção do rectângulo de √2):


**Desactivamos o comando Dynamic Input (F12).

Seguimos então com a construção do rectângulo de proporção Áurea:
Criamos então a Layer "Rectângulo aureo", com a cor " Color 6":


Criamos também um círculo auxiliar com a mesma Layer de trabalho:

C (Circle)
Enter
R (Radius)
Enter
Seleccionamos a diagonal do cubo
Enter

Para o Rectângulo Áureo:

Pline
Enter
Endpoint
Enter
Qua
Enter
Seleccionamos o ponto indicado no círculo
Enter
Per
Enter
Seleccionamos o lado do quadrado a que queremos que a linha do rectângulo seja perpendicular
Enter
Endpoint
Enter
C (Close)


De seguida, apagamos os círculos auxiliares, e ficamos apenas com o conjunto de polígonos que criámos; passamos então para o preenchimento dos mesmos:

Começando pela circunferência, seleccionamos primeiramente a Layer da mesma - "Círculo":


Para o preenchimento utilizamos o comando "Region", que irá transformar os nossos polígonos, em entidades bidimensionais:

REG
Enter
Seleccionar o círculo
Enter

De seguida chamamos o comando "Shademode":

Shademode
Enter
S (Shaded)
Enter


Posto isto para um pequeno exercício de revisão, iremos então copiar o círculo, para um sítio mais acima:


E depois vamos subtrair a 1º da 2º, ficando com um pequeno recorte na circunferência:

Subtract
Enter
Seleccionamos a circunferência do conjunto dos polígonos
Enter
Seleccionamos a cópia da circunferência
Enter


Iremos então utilizar o comando "Undo", para recuar para os polígonos criados:

U
Enter
(...) Até chegar ao que queríamos


Mudamos então a vista para 2DWideframe.
Ainda com a Layer de trabalho "círculo" seleccionada, vamos movê-la para o centro do quadrado:

Move
Enter
Seleccionamos o círculo
Enter
Seleccionamos o centro do mesmo
Enter
0.5,0.5*
Enter

*As coordenadas introduzidas, servem para que o círculo fique completamente centrado no interior do seu quadrado.


Iremos então fazer o mesmo com os restantes polígonos:
Seleccionamos a Layer do pentágono como Layer de trabalho:

Reg (Region)
Enter
Seleccionar o Pentágono
Enter

Introduzimos o comando "Shademode", para o preenchermos como fizemos anteriormente com o círculo.

Shademode
Enter
S (Shaded)
Enter


Com o mesmo comando "Shademode" voltamos a visualizar as entidades em 2DWideframe.
Vamos então mover o pentágono, para isso iremos criar um círculo auxiliar:

C (Circle)
Enter
3P
Enter
Seleccionamos 3 vértices do pentágono
Enter


Para movermos o pentágono:

Move
Enter
Seleccionamos o pentágono
Enter
Seleccionamos o centro do círculo auxiliar que corresponderá ao centro do pentágono
Enter
Seleccionamos o centro do círculo verde
Enter


Passamos então para o Rectângulo Áureo;
Seleccionamos a Layer do mesmo e introduzimos na linha de comandos:

REG
Enter
Seleccionamos o rectângulo áureo
Enter

Para movermos o rectângulo iremos necessitar de desenhar uma linha, a diagonal do rectângulo, com o auxílio do comando "Line", e o resultado será:


Vamos então mover o rectângulo:

Move
Enter
Seleccionamos o rectângulo
Enter
Mid (Midpoint)
Enter
Seleccionamos o centro do círculo
Enter


Transformamos o rectângulo r2, numa entidade bidimensional, como fizemos anteriormente.
Primeiramente, seleccionamos a Layer "rectângulo r2 como Layer de trabalho depois:

REG
Enter
Seleccionamos o rectângulo
Enter

Ficámos então com a diagonal auxiliar do rectângulo áureo, a qual iremos utilizar para mover o rectângulo r2, para isso seleccionamos a linha, seguidamente arrastamos o endpoint que está "solto" e colocamos no vértice do rectângulo r2:


De seguida, movemos o rectângulo, para o centro do círculo:

Move
Enter
Seleccionamos o rectângulo
Enter
Mid
Enter
Seleccionamos o ponto médio da diagonal
Seleccionamos o centro do círculo



Ficamos agora com a linha auxiliar que com o comando "Erase" vamos apagar.
Ficando assim com a disposição das entidades desenhadas.


Para a colocação do triângulo no centro do círculo, e respectiva transformação numa entidade bidimensional, vamos desenhar um círculo auxiliar, utilizando os 3 Midpoints dos lados do triângulo.
Para isso seleccionamos como Layer de trabalho a Layer "triângulo":

C (Circle)
Enter
3P
Enter
MID (Midpoint)
Enter
Seleccionamos os 3 midpoints dos 3 lados do triângulo
Enter


Congelamos todas as Layers deixando apenas a do círculo e a do triângulo


Com a Layer do triângulo, seleccionada como Layer de trabalho, vamos transformar então o triângulo numa entidade bidimensional.

REG
Enter
Seleccionamos os 3 lados do triângulo
Enter

Para visualizarmos com mais clareza as entidades criadas vamos introduzir:

Shademode
Enter
Shaded
Enter


Voltamos atrás com o comando "Undo".


E vamos mover o triângulo, com ajuda do círculo auxiliar anteriormente criado.

MO (Move)
Enter
Seleccionamos o centro do círculo amarelo, que corresponde ao centro do triângulo
Enter
Seleccionamos o centro do círculo verde


Apagamos o círculo auxiliar e descongelamos as Layers;


E gravamos o ficheiro com o nome "Polígonos".

Demos ainda início a outro exercício que consiste na criação de um quadrado, inicialmente no programa NotePad++.

Abrimos um ficheiro no NotePad++, onde vamos introduzir:
  1. Line
  2. 0,0
  3. 1,0
  4. 1,1
  5. 0,1
  6. C
  7. Zoom
  8. E

E fazemos então uma cópia destes comandos introduzidos para a barra de comandos do AutoCAD:


E temos assim o nosso quadrado.

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