Representação em AutoCAD
Noções sobre os diferentes espaços de trabalho no programa AutoCAD, o "ModelSpace" e os "Layouts", sendo que o primeiro é utilizado, para o trabalho em si, ou seja, o projecto é geralmente desenhado no ModelSpace e posteriormente passado para o Layout, visando já uma aplicação do mesmo para impressão.
Iniciação à modelação tridimensional em AutoCAD, criação de um cubo, para posterior transformação para um dado e seguinte explicação do funcionamento da área de impressão (Layout).
Utilizando o ModelSpace, começámos por definir no espaço de trabalho o observador utilizando para isso o comando "VPoint" e o programa pede-nos as coordenadas que queremos, inserimos 1,-1,1 e ele automaticamente assume a posição indicada.
Seguidamente inserimos o comando "3DORBIT", possibilitando-nos deslocar o rato e visualizarmos o espaço de trabalho como queremos.
Uma vez definido o ponto de vista, passamos à criação do cubo.
Com o comando "Box"
O programa pede-nos o primeiro ponto : 0,0,0
E de seguida, dar-lhe-mos as coordenadas da diagonal espacial do cubo, que queremos com 10 unidades de aresta: 10,10,10
Para uma aproximação ao objecto agora criado, utilizamos o comando "Zoom".
Para uma melhor visualização do objecto, utilizamos o comando ShadeMode,o que nos permitirá visualizar o objecto como queremos, neste caso a melhor opção que seguidamente escolhemos é o X-Ray.
Então:
Box
Enter
0,0,0
Enter
10,10,10
Enter
Zoom
Enter
E (Extents)- Que nos irá permitir uma aproximação do objecto à escala definida pelo tamanho da nossa janela de trabalho.
Enter
Shademode
Enter
X (X-Ray)
Enter
De seguida desfazemos o modo de visualização, regressando atrás ou com o comando "u" ( De Undo) ou com a combinação "Ctrl+Z".
Após a criação do cubo, necessitamos de criar uma malha que nos permitirá colocar as esferas que formarão as pintas do cubo.
Para isso iremos introduzir o comando "XLine", que irá criar uma recta "infinita" no nosso espaço de trabalho, e escolheremos a opção "H" (Horizontal) ou "V" (Vertical), para a criação de duas rectas que irão passar pelo ponto de origem do cubo, e assim na sua base formarem um eixo.
X-line
Enter
H
Enter
0,0
Enter
X-line
Enter
V
Enter
0,0
Enter
Seguidamente, utilizamos o comando "Offset", que nos irá permitir multiplicar as linhas acabadas de criar, segundo uma distância que definirmos, que neste caso será 2.5 unidades, depois basta seleccionarmos a recta e reproduzi-mo-la para o lado que queremos.
O
Enter
2.5
Enter
(Selecionamos a linha)
Enter
(Selecionamos o lado para onde queremos que a linha seja reproduzida)
Enter
Ficando assim com uma malha, para criarmos esferas nos locais de intersecção.
Com o comando "Osnap", poderemos escolher os pontos que queremos que o programa automaticamente nos indique, facilitando assim a identificação dos pontos.
Utilizando o comando "Plan", automaticamente visualizamos o cubo em planta, o que nos irá facilitar a criação da esfera no centro da base do nosso cubo.
Seguidamente, chamamos o comando "Sphere", para criarmos a nossa primeira esfera, que irá ter de raio 1 unidade.
Plan
Enter
Enter
Sphere
Enter
1
Enter
Regressando ao nosso ponto de vista inicial, ou com o comando "VPoint" e inserindo as coordenadas (1,-1,1) ou com o "3DORBIT", visualizaremos o cubo com a esfera.
Sem comentários:
Enviar um comentário