terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aula 18_15/11/2013

Na primeira parte da aula o professor tirou dúvidas relativamente aos Pormenores Construtivos;

Devido a expressões do tipo 39/16'', que nos dão medidas em polegadas, criámos então um comando que nos fará a conversão deste tipo de expressões para metros, abrimos então um novo ficheiro no Notepad ++ e criamos o comando com as seguintes direcções:

  1. (defun cv2 a b c)
  2. (* (+ a (/ b c )) 0.025)
  3. )

Guardamos então este ficheiro em formato .lsp , com o nome de “Conversor2”, e vamos no AutoCAD, com o comando “Appload”, fazer o upload do ficheiro .lsp para o ficheiro do AutoCAD.


Sendo que, nesta expressão as letras assumirão estes valores:

a=3
b=9
c=16

Posto isto inserimos na linha de comandos:
(cv2 3 9 16)
Enter

Cujo resultado será:
0.075 metros



Este comando que acabamos de criar, pode ser utilizado, para descobrirmos a partir da indicação da escala no desenho e de uma medida retirada do mesmo, as medidas do objecto à escala real. Nomeadamente em casos em que a escala indicada seja 1½’’, e a medida que retirámos do desenho de uma determinada peça é 3 cm colocamos na linha de comandos:

(cv2 1 1 2.0)
Enter

* Inserimos 2.0, para que a função nos dê um número real)


Cujo resultado será 0.0375, o qual nós arredondamos por excesso para 0.038.

E novamente na linha de comandos escrevemos:

(/ 0.038 0.305)
Enter

* Inserimos 0.305, pois 1’ corresponde a 0,305 metros, aproximadamente.

Cujo resultado será 0.12459, a partir deste resultado podemos calcular aproximadamente a escala a que está representado o pormenor, neste caso a escala mais próxima deste valor é 1:10; logo assumimos que o desenho está à escala 1:10.

Escrevemos então na linha de comandos:

(/ 0.03 0.0125)
Enter

Cujo resultado será: 0.24 m

Ou seja a peça medida, terá à escala real 24 cm.


Após o esclarecimento de dúvidas relativas aos pormenores e as sua escalas, iniciámos um novo exercício no AutoCAD – Construção de um Cubo Hiperbólico, inserimos então na linha de comandos:

Box
Enter
0,0
Enter
100,100,100
Enter
Z (Zoom)
Enter
E (Extents)
Enter


Para termos uma melhor visualização do objecto inserimos:

Vpoint
Enter
1,-1,2
Enter

Colocamos ainda para uma diferente visualização:

Shademode
Enter
SK (SKetchy)
Enter


Para voltarmos à visualização anterior, podemos voltar a inserir na linha de comandos:

Shademode
Enter
2d (2dwireframe)
Enter


Vamos então criar um nova Layer, “Rectângulo” com a color 1, e torná-la Layer de trabalho.


Na opção “OSNAP”, vamos deixar seleccionados os seguintes itens:


Vamos então criar o nosso rectângulo a partir das diagonais espaciais do cubo anteriormente criado;

L (Line)
Enter
Seleccionamos o ponto 1
Seleccionamos o ponto 2
Seleccionamos o ponto 3
Seleccionamos o ponto 4
Seleccionamos o ponto 5
Enter


Vamos então agora unir os pontos médios das diagonais espaciais do cubo;

L (Line)
Enter
Seleccionamos o ponto 6
Seleccionamos o ponto 7
Enter

L (Line)
Enter
Seleccionamos o ponto 8
Seleccionamos o ponto 9
Enter


Uma vez tendo o rectângulo desenhado, vamos alterar o referencial do nosso sistema de representação através do comando “UCS”;

Ucs
Enter
3p
Seleccionamos o ponto 1
Seleccionamos o ponto 2
Seleccionamos o ponto 3


Congelamos a Layer do cubo – “0”;




Plan
Enter
Enter


Para facilitar vamos considerar que os diversos segmentos de recta, correspondem: 



Ev – Eixo Vertical

Et – Eixo Transversal
A1 e A2 – Assímptotas
Ch – Centro da Hipérbole


Vamos então fazer “Offset” do nosso “EV” para a esquerda;

O (Offset)
Enter
15
Seleccionamos o EV
Seleccionamos um ponto qualquer à esquerda
Enter


Vamos evidenciar o ponto de intersecção do segmento imediatamente criado com  o nosso Eixo Transversal;


Point
Enter
Seleccionar a o ponto da intersecção

Para que seja visível, inserimos;

Pdmode
Enter
35
Enter


Apagamos então o segmento que deu origem ao ponto;

Criamos uma nova Layer, “Pontos da Hipérbole” com a color 2 e tornamo-la Layer de trabalho.


*De modo a facilitar a visualização, alterei a cor da Layer para a color 5.


Vamos agora criar uma circunferência com centro no “CH” cujo raio será a distância do mesmo até ao ponto criado (através da intersecção).

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o CH
Seleccionamos o outro ponto



Vamos agora copiar o Eixo Vertical, para a interseção da circunferência com a Assímptota 1;

Cp (Copy)
Enter
Seleccionamos o EV
Seleccionamos o ponto de Intersecção do EV com a circunferência
Seleccionamos o ponto de intersecção da circunferência com a A1
Esc



Vamos então evidenciar os pontos das intersecções:

Point
Enter
Seleccionamos os ponto da intersecção do segmento copiado com o ET


Apagamos as entidades auxiliares, a circunferência e o segmento de recta;

Com o comando “Mirror”, vamos espelhar os pontos para o lado direito utilizando como charneira dois pontos do Eixo Vertical;


Mi (Mirror)
Enter
Seleccionamos os pontos
Enter
Seleccionamos dois pontos do eixo vertical
Enter



Vamos copiar através do comando “Offset” o EV 3 vezes para a esquerda com uma distância de 20 unidades entre si;

O (Offset)
Enter
20
Seleccionamos o EV
Seleccionamos um ponto qualquer à esquerda
Seleccionamos a linha 1
Seleccionamos um ponto qualquer à esquerda
Seleccionamos a linha 2
Seleccionamos um ponto qualquer à esquerda

Com o comando “Extend” vamos prolongar o Eixo Transversal até ao segmento 3.


Extend
Enter
Seleccionamos o segmento 3
Enter
Seleccionamos o eixo transversal
Enter

Vamos evidenciar os pontos das intersecções como já fizemos anteriormente, com o comando “Point”;


Vamos agora encontrar os pontos da nossa curva da hipérbole, e para isso iremos criar círculos, para facilitar a explicação da criação dos mesmos, vou utilizar nomes para os pontos como mostra a imagem seguinte:


Portanto:

1º Círculo é feito, com centro no ponto A e raio até B
C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto A
Seleccionamos o ponto B



2º Círculo é feito, com centro no ponto F e raio igual ao primeiro círculo:

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto F
Enter
Enter


*Apagamos o 1º Círculo

3º Círculo é feito, com centro no ponto A’ e raio até B

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto A’
Seleccionamos o ponto B


4º Círculo é feito, com centro no ponto F’ e raio igual ao terceiro círculo
C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto F’
Enter
Enter

*Apagamos o 3º Círculo


Temos então os dois primeiros pontos da nossa Hipérbole, definidos pela intersecção das duas circunferências criadas, evidenciamo-los com o comando "Point", e apagamos os círculos auxiliares;


Para os outros 6 pontos restantes, repetimos o processo feito anteriormente:

5º Círculo é feito, com centro no ponto A e raio até C

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto A
Seleccionamos o ponto C


6º Círculo é feito, com centro no ponto F e raio igual ao quinto círculo

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto F
Enter
Enter


*Apagamos o 5º Círculo

7º Círculo é feito, com centro no ponto A’ e raio até C

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto A’
Seleccionamos o ponto C


8º Círculo é feito, com centro no ponto F’ e raio igual ao sétimo círculo

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto F’
Enter
Enter

*Apagamos o 7º Círculo


Point
Enter


9º Círculo é feito, com centro no ponto A e raio até D

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto A
Seleccionamos o ponto D


10º Círculo é feito, com centro no ponto F e raio igual ao 9º círculo

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto F

















Enter
Enter


*Apagamos o 9º Círculo

11º Círculo é feito, com centro no ponto A’ e raio até D

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto A’
Seleccionamos o ponto D


12º Círculo é feito, com centro no ponto F’ e raio igual ao 11º círculo

C (Circle)
Enter
Seleccionamos o ponto F’
Enter
Enter

*Apagamos o 11º Círculo


Point
Enter


Temos então todos os pontos da nossa Hipérbole;

Vamos criar uma nova Layer – “Curva da Hipérbole”, color 4, e tornamo-la Layer de trabalho.


Com o comando “Spline” vamos unir todos os pontos da seguinte ordem:

Spline
Enter
F (Fit)
Enter
Seleccionamos o ponto 1
Seleccionamos o ponto 2
Seleccionamos o ponto 3
Seleccionamos o ponto 4
Seleccionamos o ponto 5
Seleccionamos o ponto 6
Seleccionamos o ponto 7


Enter


Para prolongarmos a curva da Hipérbole até à extremidade do rectângulo em que está circunscrita;

F (Fillet)
Enter
R (Radius)
Enter
0
Enter
Seleccionamos as duas linhas
Enter


Criamos uma nova Layer – “Perfil”, com a color 6, e tornamo-la Layer de trabalho;


Vamos então com o comando “Boundary” criar uma entidade singular, que será a origem da nossa hipérbole;

Boundary
Enter
Alterar a opção “Polyline” para “Region”
Seleccionar a opção “Pick Points”
Seleccionar um ponto no interior da metade superior da curva da hipérbole
Enter



Vamos congelar as outras Layers e deixar apenas a “0” e a “Perfil”;


Vamos então alterar o referencial:

UCS
Enter
W
Enter

E vamos então alterar a visualização do objecto:

Vpoint
Enter
1,-1,2
Enter


Vamos utilizar o comando “Revolve”;

Revolve
Enter
Seleccionamos o perfil
Enter
Seleccionamos os pontos 1 e 2, respectivamente
360
Enter




Com o comando “Mirror”, vamos copiar esta entidade para outra face do cubo;

Mi (Mirror)
Enter
Seleccionamos o Objecto
Enter
Seleccionamos os pontos 1 e 2
Enter


Vamos reproduzir para as outras faces, seguindo a mesma lógica;

Mi (Mirror)
Enter
Seleccionamos o Objecto
Enter
Seleccionamos os pontos da diagonal contrária à anteriormente seleccionada
Enter


Alteramos novamente o referencial para facilitar a reprodução dos objectos nas outras faces do cubo;

UCS
Enter
X
Enter
90
Enter

Mi (Mirror)
Enter
Seleccionamos o Objecto
Enter
Seleccionamos os pontos da diagonal lateral (3 e 4)
Enter


E vamos fazendo constantes reproduções seleccionando as várias diagonais do cubo, fazendo recurso aos referenciais escolhidos;


Com o comando “Union”, vamos unir todas as entidades, retirando o cubo;

Union
Enter
All
Enter
R (Remove)
Enter
Seleccionar o Cubo
Enter
Enter

Subtract
Enter
Seleccionar o Cubo
Seleccionar os Pratos
Enter


3Dorbit
Enter



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